Desenho Universal para as Aprendizagens: da teoria à prática turma C44T01

Apresentação

A metodologia do DUA fundamenta-se em pesquisas da neurociência sobre o funcionamento do cérebro durante o processo de aprendizagem, destacando que cada aluno aprende de forma única. Na prática, o DUA exige que o docente atue como mediador do processo de aprendizagem, planeando atividades que respeitem a individualidade dos alunos e promovam a participação de todos. Isso implica criar ambientes flexíveis, acessíveis e desafiadores, onde todos podem aprender juntos, sem a necessidade de adaptações pontuais para alunos específicos. Assim, o DUA representa uma mudança no paradigma educativo: de um ensino padronizado para um ensino que acolhe a diferença, promovendo a inclusão e o desenvolvimento integral de cada estudante, da teoria à prática educativa. Esta metodologia, fruto de investigação científica sobre o processo de aprendizagem, permite a introdução de práticas que se coadunam com a diversidade existente nas sala de aula de hoje. Torna-se necessário que o docente construa a sua “mala de ferramentas” para fazer face às necessidades que as práticas em sala de aula exigem.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Compreender os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). - Identificar barreiras à aprendizagem e formas de as superar. - Explorar ferramentas e estratégias práticas para implementar o DUA na sala de aula. - Promover uma cultura de inclusão e equidade educativa. - Reconhecer a importância da diferenciação pedagógica e das metodologias ativas de ensino/aprendizagem.

Conteúdos

Sessão 1 (3 horas) – Fundamentos do DUA Apresentação O que é o Desenho Universal para a Aprendizagem? (15 min) Breve história e enquadramento do DUA Princípios fundamentais: representação, ação/expressão e envolvimento Porquê DUA? (30 min) Justificação da necessidade de práticas inclusivas Barreiras à aprendizagem e à participação Legislação e enquadramento nacional/internacional Referências legais (ex: Decreto-Lei n.º 54/2018) Atividade Prática: Identificação de Barreiras (30 min) Trabalho em pequenos grupos: exemplos de barreiras na prática docente Partilha e reflexão em plenário Os Três Princípios do DUA (30 min) • Múltiplas formas de representação • Múltiplas formas de ação e expressão • Múltiplas formas de envolvimento Ferramentas e Recursos Digitais para o DUA (30 min) Apresentação de ferramentas digitais (ex: Padlet, TEAMS, Kahoot, Canva, etc.) Recursos acessíveis e adaptativos Sessão 2 (3 horas) Diferenciação pedagógica como resposta à diversidade: • Inteligências Múltiplas de Gardner – Quizz /Planificação • Estilos de aprendizagem – Modelo VARK- Quizz/Planificação • Taxonomia de Bloom - Planificação • Taxonomia de Weeb • Metodologias ativas de ensino/aprendizagem. • Planificação em DUA, em grupo.

Metodologias

.A 1.ª sessão terá uma dimensão mais teórica, onde serão tratados conceitos relacionados com o Desenho Universal para as Aprendizagens e Estilos de Aprendizagem. A 2.ª sessão presencial terá um caráter prático.

Modelo

A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Anexo(s)

Cartaz

Observações

Referências Nunes, C. & Madureira, I. (2015). "Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas". Da Investigação às Práticas, 5(2), 126-137. Rose, D. H., Hasselbring, T. S., Stahl, S., & Zabala, J. (2005). "Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)". Sebastián-Heredero, E., Prais, J. L. S., & Vitaliano, C. R. (2022). Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem curricular inclusiva. Editora De Castro.

Formador

Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga

Paula Manuela Ribeiro Faria de Lima

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 07-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 30-04-2025
Fim: 07-05-2025
Acreditação: CDCP36-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal