Educação para as línguas e multilinguismo e cidadania global – acolhimento e integração de alunos imigrantes turma C46T01

Apresentação

Esta ação de formação visa capacitar docentes do ensino básico e secundário para integrar, de forma crítica e criativa, os princípios educação Multilingual e intercultural nas suas práticas pedagógicas. Numa era marcada pela interdependência global e por uma crescente diversidade linguística e cultural na sociedade e nas salas de aula, os professores enfrentam o desafio de promover uma educação que valorize a diversidade linguística e cultural dos alunos e comunidades. Ao longo da formação, serão exploradas estratégias pedagógicas multilingues, abordagens interculturais e metodologias ativas que fomentem a exploração, valorização e uso da riqueza linguística e cultural dos alunos.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Compreender os fundamentos teóricos da educação multilingue e intercultural, reconhecendo a sua relevância no contexto dos ensinos básico e secundário e no quadro de políticas educativas nacionais e internacionais. • Desenvolver capacidades para planificar e implementar práticas pedagógicas multilingues e interculturais, que promovam a participação equitativa de todos os alunos, respeitando e valorizando a diversidade cultural e linguística. • Explorar estratégias didáticas e metodologias ativas que favoreçam a construção de competências para a educação multilingue e intercultural, como o pensamento crítico, a empatia, a cooperação e o compromisso com a justiça social e ativismo. • Refletir criticamente sobre os desafios e oportunidades da diversidade linguística e cultural nas salas de aula, promovendo o multilinguismo e as competências de comunicação intercultural • Conceber e partilhar projetos pedagógicos contextualizados que integrem os princípios do multilinguismo e educação intercultural, com vista à transformação das práticas escolares e à promoção de uma escola democrática e equitativa.

Conteúdos

a. Fundamentos da Educação Multilingue e Intercultural • Conceitos: multilinguismo, plurilinguismo, educação multilingue/plurilingue, consciência linguística, educação intercultural, competências comunicativas interculturais. • Reconhecimento do multilinguismo como recurso pedagógico. • Políticas linguísticas e práticas escolares inclusivas. • Abordagens plurilingues e interculturais no ensino das diferentes disciplinas. b. Práticas Pedagógicas Interculturais e Metodologias Ativas • Educação intercultural: princípios, objetivos e estratégias. • Metodologias ativas centradas no aluno: trabalho de projeto, aprendizagem cooperativa, pedagogia da pergunta. • Gestão democrática da sala de aula e promoção do diálogo intercultural. c. Desenvolvimento de Projetos e Práticas Contextualizadas • Planificação de intervenções pedagógicas alinhadas com os temas da cidadania global, inclusão e multilinguismo. • Exemplos de boas práticas nacionais e internacionais. • Avaliação formativa e autorreflexão docente. d. Reflexão Crítica e Compromisso Ético-Profissional • O papel do professor como agente de mudança. • Ética e responsabilidade social na prática docente. • Construção de comunidades educativas mais justas, inclusivas e conscientes. 8. Destinatários Professores do Ensino Básico e Secundário de todos os grupos de recrutamento

Metodologias

A formação combinará momentos teóricos com atividades práticas e colaborativas, promovendo a reflexão crítica e o desenvolvimento de projetos pedagógicos contextualizados. Destina-se a profissionais de educação que queiram contribuir para uma escola mais intercultural, diversa e justa.

Modelo

Os formandos farão a avaliação da ação através de um formulário online.

Anexo(s)

Cartaz

Observações

Referências - Council of Europe. (2008). Platform of resources and references for plurilingual and intercultural education. Council of Europe. Https://www.coe.int/en/web/platform-plurilingual-intercultural-language-education Sites: - https://virtulapp.eu/ - https://www.multilinguallearningtoolkit.org/ - https://www.readwithmee.eu/

Formador

Margarida Peixoto Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-05-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 28-05-2025
Fim: 28-05-2025
Acreditação: CDCP38-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga