Educação para a Cidadania Global e Inclusão turma C47T01

Apresentação

Esta ação de formação visa capacitar docentes do ensino básico e educadores de infância para integrar, de forma crítica e criativa, os princípios da cidadania global e da inclusão nas suas práticas pedagógicas. Numa era marcada pela interdependência global e por uma crescente diversidade cultural e linguística nas salas de aula, os professores enfrentam o desafio de promover uma educação que valorize a justiça social, os direitos humanos, a equidade e a sustentabilidade. Ao longo da formação, serão exploradas estratégias pedagógicas inclusivas, abordagens interculturais e metodologias ativas que fomentem a participação democrática, o respeito pela diversidade e o desenvolvimento de competências cívicas.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Compreender os fundamentos teóricos da Educação para a cidadania global e a Inclusão, reconhecendo a sua relevância no contexto do ensino de infância e básico e no quadro das políticas educativas nacionais e internacionais. • Desenvolver capacidades para planificar e implementar práticas pedagógicas inclusivas e interculturais, que promovam a participação equitativa de todos os alunos, respeitando e valorizando a diversidade cultural, linguística e social. • Explorar estratégias didáticas e metodologias ativas que favoreçam a construção de competências para a cidadania global, como o pensamento crítico, a empatia, a cooperação e o compromisso com a justiça social e ambiental. • Conceber e partilhar projetos pedagógicos contextualizados que integrem os princípios da cidadania global e da Inclusão, com vista à transformação das práticas escolares e à promoção de uma escola democrática e equitativa.

Conteúdos

a. Fundamentos da educação para a cidadania global e inclusão • Conceitos: cidadania global, justiça social, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, inclusão. • Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e a sua integração na prática pedagógica. • Cidadania crítica e educação inclusiva • Políticas linguísticas e práticas escolares inclusivas. b. Educação inclusiva no ensino básico e na infância • Princípios da inclusão educativa: equidade, acessibilidade e participação. • Identificação e resposta à diversidade de perfis e necessidades dos alunos. • Barreiras à aprendizagem e à participação: estratégias para a sua superação. c. Práticas pedagógicas interculturais e metodologias ativas • Educação intercultural: princípios, objetivos e estratégias. • Metodologias ativas centradas no aluno: trabalho de projeto, aprendizagem cooperativa, pedagogia da pergunta. • Gestão democrática da sala de aula e promoção do diálogo intercultural. d. Desenvolvimento de projetos e práticas contextualizadas • Planificação de intervenções pedagógicas alinhadas com os temas da cidadania global e inclusão. • Exemplos de boas práticas nacionais e internacionais. • Avaliação formativa e autorreflexão docente. e. Reflexão crítica e compromisso ético-profissional • O papel do professor como agente de mudança. • Ética e responsabilidade social na prática docente. • Construção de comunidades educativas mais justas, inclusivas e conscientes.

Metodologias

A formação combinará momentos teóricos com atividades práticas e colaborativas, promovendo a reflexão crítica e o desenvolvimento de projetos pedagógicos contextualizados. Destina-se a profissionais de educação que queiram contribuir para uma escola mais justa, inclusiva e globalmente consciente.

Modelo

Os formandos farão a avaliação da ação através de um formulário online.

Anexo(s)

Cartaz

Observações

Referências UNESCO. (2015). Global citizenship education: Topics and learning objectives. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232993 - UNESCO. (2017). A guide for ensuring inclusion and equity in education. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000248254

Formador

Margarida Peixoto Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-05-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 29-05-2025
Fim: 29-05-2025
Acreditação: CDCP39-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga