
Viagem pelo património linguístico e cultural da Galiza turma C49T01
Apresentação
Conhecer, fomentar e assegurar o reconhecimento, respeito e valorização do património cultural material e imaterial na sociedade, em particular através de programas educativos, de sensibilização e difusão de informações junto do público, nomeadamente dos jovens, é um dos desideratos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, considera-se relevante a necessidade de reforçar a consciencialização das gerações jovens, para a importância do património cultural imaterial e sua salvaguarda. Cabe à Escola, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, desenvolver ações que se constituam como exemplo de boas práticas educativas para o conhecimento e valorização do património cultural imaterial. Para o efeito, é premente que a própria Escola proporcione ao seu corpo docente os conhecimentos e ferramentas que lhes permitam desenvolver atividades junto dos seus alunos, visando o conhecimento, reconhecimento, respeito e valorização do património. Com esta ACD, o Agrupamento de Escolas de Mogadouro, através da vivência in loco, pretende dar a conhecer aos seus docentes o património imaterial e cultural da região denominada “Gallaecia” inculcado através dos romanos e posteriores eventos históricos e que apresenta uma expressiva presença em todo o território do país que é atualmente Portugal, assim como noutras partes do mundo. Na ACD organizada para o conhecimento do património material e imaterial comum entre Portugal e a Galiza coloca-se o enfoque na língua, nas tradições e nas vivências do quotidiano: provérbios, lendas e narrativas, os ritos de passagem, o património religioso e outros, procurando estabelecer pontos comuns de um património identitário, a trabalhar no âmbito da Educação para a Cidadania, explorando a temática da cidadania e a importância da democracia na base da construção europeia. A abordagem de conteúdos que permitem o enriquecimento linguístico e cultural e a aquisição de conhecimentos, tendo em vista a inculcação, nas aulas de Educação para a Cidadania, da ideia de que a construção europeia se concretiza no conhecimento, no respeito pela diferença e pela diversidade, princípio elementar da democracia
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Dar a conhecer o património material, imaterial e cultural da Galiza - Fomentar e assegurar o reconhecimento e valorização do património cultural como marca identitária, material e imaterial, dos povos. - Reforçar o papel dos professores na consciencialização dos jovens para a importância do património cultural imaterial e sua salvaguarda. - Sensibilizar os professores para a importância da exploração, em sala de aula, da temática da construção europeia, baseada no respeito pela diversidade e pela diferença, como garante da democracia. - Promover boas práticas educativas para o conhecimento e valorização do património cultural material e imaterial. - Fomentar o convívio, a cidadania e o enriquecimento pessoal e social, respeitando regras e critérios de atuação e de convivência em contextos diversos.
Conteúdos
- Allariz, conjunto Histórico, Artístico e Social. - O casco antigo de Vigo: património cultural, artístico, arquitetónico e etnográfico. - O Grove: património natural, cultural e etnográfico. - Santiago de Compostela: património religioso, cultural e arquitetónico. - Lendas, provérbios e linguagem oral de comunicação.
Metodologias
A ação terá uma metodologia de jornada com visita aos locais estudados.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Formador
José Maria Guilherme Preto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-07-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |