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A utilização das TIC e TIG/SIG em Geografia turma PAE49T01

Apresentação

A rápida evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) oferece inúmeras oportunidades que podem ser potenciadas na prática educativa, especialmente em disciplinas como a Geografia. No entanto, muitos professores ainda enfrentam desafios para integrarem essas tecnologias nas suas aulas, de uma forma mais eficaz. A formação proposta visa abordar essa lacuna, ao ajudar a capacitar os professores de Geografia para utilizarem as TIC e as Tecnologias de Informação Geográfica (TIG), de uma forma efetiva, como ferramentas facilitadoras da aprendizagem ativa e significativa. Na formação inicial da maioria dos professores de Geografia há uma lacuna na abordagem metodológica e teórica deste tema e, principalmente, tecnológica. Isto conduz a obstáculos na implementação de estratégias ativas de aprendizagem, que, não raras vezes, acabam por não se realizar, apesar do seu potencial educativo. Assim, é importante dotar os professores de mais competências tecnológicas e científicas e fazê-los refletir sobre as implicações pedagógicas da adoção de estratégias ativas de aprendizagem, com recurso às TIC e TIG para, com maior sucesso, as porem em prática, de forma adaptada à nova realidade e ao perfil que se espera dos alunos no final da escolaridade obrigatória.

Destinatários

Professores do Grupo 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 420.

Objetivos

Promover a integração curricular das TIC e TIG, alinhando-as com os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia. Incentivar a reflexão sobre o potencial das TIC e TIG na promoção da literacia geográfica e na formação de cidadãos críticos e conscientes.Sensibilizar para o valor educativo e científico do uso das TIC e TIG no âmbito da disciplina de Geografia;Aliar o conhecimento científico, instrumental e processual ao aprofundamento no domínio da utilização das novas tecnologias aplicadas a estratégias ativas de aprendizagem;Envolver os docentes na implementação de estratégias ativas de aprendizagem, de acordo com os passos metodológicos associados, recorrendo a ferramentas digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e/ou Tecnologias de Informação Geográfica (TIG);Elaborar instrumentos e materiais pedagógico-didáticos, com recurso às novas tecnologias, passíveis de serem incorporados no processo de implementação de estratégias ativas de aprendizagem;Utilizar programas multimédia no desenvolvimento de estratégias ativas de aprendizagem

Conteúdos

1. Introdução às TIC e TIG aplicadas à Geografia. 2. Ferramentas e recursos digitais para o ensino de Geografia. - Plataformas virtuais – ferramentas TIC - Geovisualização e análise espacial. - WebGIS e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). 3. Estratégias pedagógicas ativas utilizando as TIC e TIG. - As TIC e as TIG no planeamento de atividades e motivação dos alunos - As TIC e as TIG e a sua utilização durante as aulas - Desenvolvimento de projetos com integração das TIC e TIG na Geografia. - As TIC e as TIG na análise/comunicação de resultados obtidos pelos alunos - Adaptação de atividades de exterior às TIC e TIC 4. Exploração de um estudo de caso com recurso às TIG.

Metodologias

Presencial: Durante as sessões presenciais, serão adotadas estratégias dinâmicas e participativas para promover a interação e a construção colaborativa do conhecimento. Exemplos de tarefas incluem: Trabalhos práticos: Os formandos terão a oportunidade de explorar diversas ferramentas e recursos digitais aplicados à Geografia, como Google Maps, Google Earth, ArcGIS Online e StoryMaps. Canva, ActionBound, Padlet, SIG municipais, entre outros… Serão propostas atividades práticas de manipulação de dados geográficos e criação de instrumentos interativos. Estudos de Caso: Serão apresentados casos reais de integração das TIC e TIG no ensino de Geografia, seguidos de discussões em grupo para análise das estratégias utilizadas e reflexão sobre os resultados obtidos. Sessões de Debate e Reflexão: Serão promovidos debates sobre questões éticas, desafios e oportunidades associados ao uso das TIC e TIG na prática pedagógica. Os formandos serão incentivados a compartilhar experiências e a explorar soluções para os desafios identificados. Trabalho Autónomo: Após as sessões presenciais, os formandos serão convidados a aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas práticas de ensino, através de tarefas autónomas, que visem aprofundar e consolidar o que aprenderam. Os formandos recolherão informação, mobilizarão instrumentos tecnológicos abordados para a criação de atividades didáticas e aplicarão e refletirão sobre os conteúdos abordados e os instrumentos didáticos e avaliativos construídos. Essas atividades autónomas serão acompanhadas por orientações individuais e coletivas, visando fornecer suporte técnico e pedagógico aos formandos e promovendo a reflexão sobre as práticas implementadas.

Avaliação

A avaliação dos formandos será realizada de forma contínua e formativa, considerando a participação nas atividades propostas, o envolvimento nas discussões e a qualidade dos trabalhos autónomos desenvolvidos. Serão fornecidos feedbacks individuais para apoiar o desenvolvimento profissional dos participantes. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Os formandos serão avaliados de acordo com a participação, apresentação do trabalho autónomo e trabalho final realizado, de acordo com os critérios definidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Bibliografia

Maciel, Olga (2017). As TIG no ensino de Geografia: conceções, usos escolares e suas condicionantes. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra. Disponível em http://hdl.handle.net/10316/32362 acedido em 7 de dezembro de 2020.MOREIRA, António e SÁ, Catarina. Aprendizagem significativa com os mapas e os Sistemas de Informação Geográfica. Porto: Porto Editora, 2016.PINTO, Maria Manuela. Geografia e TIC: Novos espaços, novos desafios. Porto: Porto Editora, 2019.Maciel, Olga (2017). As TIG no ensino de Geografia: conceções, usos escolares e suas condicionantes. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra. Disponível em http://hdl.handle.net/10316/32362 acedido em 7 de dezembro de 2020.LEBLON, B. (2013). Geogrephic Informatios Technology. Bobrowsky P.T. (eds) Encyclopedia of Earth Sciences Series.Springer, Dordrecht.

Formador

Carlos Manuel Vieira de Sousa

Início: 01-10-2025
Fim: 31-07-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-126718/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal