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Pensamento computacional no ensino e aprendizagem da Matemática com programação em Scratch turma PAE47T01

Apresentação

O pensamento computacional enquadra-se na área de competências: Saber científico, técnico e tecnológico do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). As novas Aprendizagens Essenciais da Matemática referem o desenvolver a capacidade de pensamento computacional como sendo um dos oito objetivos que todos os alunos devem conseguir atingir para aprender Matemática no século XXI. Estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e podem fornecer aos alunos ferramentas que lhes permitam resolver problemas, em especial relacionados com a programação. Assim sendo, é urgente e imprescindível formar os professores de Matemática nesta área, para que possam incorporar o pensamento computacional na sua prática letiva, através de atividades que promovam aprendizagens significativas, recorrendo à programação, fomentando, assim, a melhoria da literacia digital dos alunos e o desenvolvimento de capacidades transversais ao currículo. O Scratch permite que os alunos dos vários ciclos de ensino aprendam a programar e desenvolvam a capacidade de pensamento computacional de uma forma simples e divertida. Desta forma podem aprender e desenvolver várias competências sem esforço. Para tal, será utilizada a ferramenta Scratch, uma linguagem de programação visual, como meio para desenvolver competências matemáticas ou outras, tais como a resolução de problemas, o raciocínio lógico.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230 e 500.

Objetivos

- Pretende-se com esta ação que os professores adquiram competências ao nível da programação com Scratch dando-lhes a conhecer novas metodologias de aprendizagem a utilizar nas suas práticas pedagógicas, de acordo com o nível de escolaridade dos seus alunos. Pretende-se que o professor: - domine a programação por blocos, recorrendo ao Scratch; -planifique atividades que desenvolvam o pensamento computacional e que as implementem em contexto sala de aula; - crie soluções codificadas, articulando o pensamento computacional com as áreas curriculares do ensino básico, e as programe em ferramentas de programação por blocos. - Pretende-se ainda promover a utilização de computador e ferramentas/ambientes de programação visual potenciadoras do processo de ensino aprendizagem, bem como desenvolver e mobilizar o pensamento computacional, nos currículos de Matemática. Estas práticas complementares dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, recorrendo à programação.

Conteúdos

Módulo 1: Análise das aprendizagens essenciais da matemática, no que concerne ao recurso da tecnologia e o Pensamento Computacional (2,5 horas) Enquadramento e informação sobre os conteúdos da formação. Competências para o Séc. XXI no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Pensamento computacional e as Aprendizagens Essenciais na disciplina de matemática. Módulo 2: Programação em Scratch (13 horas) Introdução ao Scratch Comunidade e site oficial Criar com Scratch Interface e funcionamento: Menu, palco, cenários, guiões, trajes e sons; Movimentos e controlo: eventos, passos, rotação, direção e coordenadas; Teste condicional e ciclos de repetição; Variáveis, operadores e valores lógicos; Programação com Scratch Realização de atividades dirigidas Criação autónoma de projetos em Scratch Módulo 3: A Matemática e o Scratch (7 horas) Análise de conteúdos matemáticos que podem ser lecionados com Scratch. Planificação e conceção de recursos promotores do pensamento computacional na disciplina de matemática. Módulo 4: Apresentação e discussão dos trabalhos realizados (2,5 horas)

Metodologias

As sessões terão carácter teórico-prático com predominância prática, utilizando computador, serão utilizadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjuguem as exposições com atividades de prática. Apresentação e exploração das diversas temáticas constantes dos conteúdos. Realização de exercícios práticos num ambiente colaborativo, de partilha e reflexão; Trabalho colaborativo em pequeno no grupo para a construção recursos. A metodologia de aprendizagem será baseada na realização de tarefas práticas orientadas para consolidação e aplicação dos conhecimentos. Este processo culminará com o desenvolvimento de pequenos projetos com vista à criação de recursos educativos. Todos os materiais e recursos utilizados em contexto serão disponibilizados pelo formador através de plataforma de partilha e apoio à formação.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: Participação nas sessões – 40% - (Participação; relacionamento interpessoal, capacidade de partilha de saberes; rigor e clareza das intervenções; interesse/motivação); trabalho individual. Produção de materiais e trabalhos - (60%) - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos; conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; apresentação do trabalho produzidos ao formador e à turma; Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo; documento de Reflexão Crítica

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Bibliografia

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfAprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico https://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-aprendizagens-essenciais-de-matematica-do-ensino-basicoWing, J. M. (2021). Pensamento computacional. Educação e Matemática, (162), 2-4. https://em.apm.pt/index.php/em/article/download/2736/2781Carvalho, R., Espadeiro, R. G., e Branco, N. C. V. (2023). Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: materiais de apoio para os professores do 1. ciclo do ensino básico. https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/4513/1/Ebook-APM_PC_Materiais_Profs_1_Ciclo.pdf

Formador

PAULO ALEXANDRE DOS SANTOS GONÇALVES

Início: 01-10-2025
Fim: 31-07-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-126105/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: em regime b-Learning/Agrupamento de Escolas Abade de Baçal