Da página à sala de aula: a experiência da EMRC no 1.º Ciclo turma D11T01
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018 estabelece como propósito fundamental a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e do reforço da educação para a cidadania. Desde a sua implementação, a formação de docentes tem-se centrado, predominantemente, na capacitação ao nível das práticas pedagógicas e da gestão da sala de aula, em conformidade com os princípios da gestão flexível do currículo. Contudo, torna-se agora essencial alargar o enfoque da formação a outras dimensões do desenvolvimento profissional docente que, articuladas com as competências já consolidadas, contribuam para a efetiva concretização dos três objetivos estruturantes definidos no diploma: inclusão, sucesso e qualidade das aprendizagens. Neste sentido, a definição e implementação do Programa oficial da disciplina e dos recursos pedagógicos, de modo eficaz, inovador e promotor da qualidade educativa, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, exige uma atualização científica e didática contínua dos docentes. Assim, pretende-se promover uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas presentes nas Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, em articulação com as áreas de competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA) bem como da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento.
Destinatários
Professores de EMRC
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de EMRC. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de EMRC.
Objetivos
- Aprofundar o conhecimento dos conteúdos e recursos propostos pela EMRC para o 1.º Ciclo; - Promover a articulação entre o Programa de EMRC e as propostas concretas de sala de aula; - Explorar metodologias e atividades adaptadas à realidade escolar dos docentes participantes; - Desenvolver a capacidade de planificação e criação de propostas pedagógicas inovadoras no contexto da EMRC.
Conteúdos
Módulo 0 (0,5h): Apresentação da Ação, objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. Módulo 1 (3h): Estrutura e fundamentos do Programa de EMRC do 1.º Ciclo. Conceitos e perspetivas curriculares: articulação Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA) / Aprendizagens Essenciais (AE) / Inclusão / ENEC (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania) / desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA). As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA. Módulo 2 (3h): Abordagem aos temas e recursos de EMRC, com incidência nos manuais. Estratégias pedagógicas e metodológicas para a dinamização das aulas Módulo 3 (3h): Recursos digitais aplicados à dinamização das aulas de EMRC no 1.º Ciclo. Módulo 4 (13h): Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas educativas contextualizadas. Elaboração de propostas pedagógicas a aplicar em contexto escolar. Módulo Final (2,5h) Apresentação/partilha dos trabalhos. Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.
Metodologias
O curso, com cinco módulos e 25 horas, integra sessões presenciais, sessões on-line e trabalho orientado, articulando conhecimento teórico, reflexão crítica e aplicação prática. As sessões presenciais e online privilegiam metodologias ativas, promovendo análise, discussão e trabalho colaborativo em diferentes formatos, com partilha de experiências e elaboração de instrumentos pedagógicos. A estrutura modular assegura a progressividade das aprendizagens e o desenvolvimento profissional contínuo. A última sessão online destina-se à apresentação e reflexão final do trabalho, valorizando a socialização e a avaliação formativa. O trabalho visa consolidar e transferir aprendizagens para a prática docente, através da elaboração de planificações, tarefas e recursos alinhados com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos, sob acompanhamento e feedback formativo dos formadores, potenciando autorregulação, reflexão e melhoria contínua.
Avaliação
A avaliação dos formandos será expressa na escala de 1 a 10 valores, em conformidade com o disposto no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, assegurando o cumprimento integral dos princípios da avaliação contínua e formativa. A classificação resultará da ponderação global da participação nas sessões presenciais e online, da realização, apresentação e discussão das tarefas propostas, bem como da qualidade do trabalho final individual. O trabalho final deverá incluir uma reflexão escrita individual sobre o percurso formativo, explicitando o grau de envolvimento, as aprendizagens adquiridas e as competências profissionais desenvolvidas, complementada, em anexo, por uma planificação com incidência em tarefas, atividades e recursos didático-pedagógicas concebidos no âmbito dos domínios e temas abordados ao longo da ação. Este processo visa assegurar a validação da transferência das aprendizagens para o contexto profissional e o reconhecimento do impacto formativo na melhoria das práticas docentes. Ponderação: - Participação 40% - Trabalho final 60%
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Bibliografia
Conferência Episcopal Portuguesa, Educação Moral e Religiosa Católica, um valioso contributo para a formação da personalidade, 2006.Programa de Educação Moral e Religiosa Católica, SNEC, 2014.Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, site DGE: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), 2025, site DGE: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/enec-2025.pdfMoreira, Carlos Manuel Meneses. 2013.
Observações
A turma será constituída por 30 formandos.
Formador
Jorge Manuel Esteves de Oliveira Novo
Dimas Oliveira Pedrinho
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-01-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 2 | 10-01-2026 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 11-01-2026 (Domingo) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 19-01-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 26-01-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 02-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 16-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |